Blog

9 DE OUTUBRO DE 2019

4 razões para consumir arroz

4 razões para consumir arroz

O arroz é um dos alimentos mais consumidos no mundo, e aqui no Brasil não é diferente. Afinal de contas, o clássico arroz e feijão é parte da nossa cultura.  

Mas mesmo presente no nosso dia a dia, ainda tem coisas que você não conhece sobre o grão. Duvida? Então confere aí:

1. Versátil

O arroz é um grão multiuso, combina com diversos sabores, desde o doce até o salgado e está presente nos pratos mais simples e nos mais refinados. 

Além disso, suas variações, integral, japonês e parboilizado, permitem explorar sabores diferentes do próprio grão e preparações únicas.

2. Saudável

Muitas vezes tratado como o vilão por ser rico em carboidratos, o arroz possui muito mais benefícios do que malefícios para a sua saúde. Na sua composição, encontram-se sete nutrientes indispensáveis: carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas, sais minerais, fibras e água.

Por essa rica composição, pesquisas sobre o grão apontam que quem consome arroz diariamente – branco, integral ou parboilizado – tem no organismo menos gordura e mais minerais, como potássio, ferro e magnésio.

O consumo do arroz também está ligado a uma melhora geral na saúde, pois ajuda a equilibrar a pressão arterial e os níveis de colesterol.

Falando em saudável, as opções integral e parboilizado tem seus nutrientes mais preservados, por isso, são considerados grandes aliados para a sua saúde.

3. Prático

Sempre presente na mesa dos brasileiros, o arroz é econômico e fácil de preparar. 

Em alguns minutos você tem um prato saboroso, rico em nutrientes, que sacia a fome e que serve de acompanhamento para qualquer preparação. 

Além disso, para preparar não é preciso ter muita coisa, pode ser feito apenas com água e sal no fogão, panela elétrica ou no micro-ondas.

Fácil demais, não é mesmo?

4. Não contém glúten

Nos últimos anos tem se falado muito no glúten, uma proteína encontrada naturalmente em alguns cereais, como o trigo, cevada e centeio. 

Alguns profissionais apontaram essa proteína como uma vilã e deixaram de consumir os derivados que possuem ela na sua composição. Porém, não existe comprovações sobre a intolerância da proteína, diferente do que ocorre nos casos de doença celíaca.

Pessoas que foram diagnosticadas com a doença celíaca não podem consumir glúten, e para esses pacientes, o arroz torna-se uma opção muito prática já que não possui a proteína do glúten na sua composição e é de fácil acesso.


E então, que tal preparar um arroz bem soltinho e saboroso e desfrutar desses benefícios para a sua saúde?

Você também vai gostar