Blog

2 DE ABRIL DE 2020

Como higienizar os alimentos?

Como higienizar os alimentos?

A situação atual, da pandemia de Covid-19, tem alertado sobre a importância da higiene, seja pessoal, de ambientes ou de alimentos. Mas para além desse período, a correta higienização dos alimentos é fundamental para evitar a proliferação de outros vírus e bactérias e é uma prática necessária sempre, não apenas durante a pandemia.

Assim, reunimos algumas recomendações para você adotar agora e manter na sua rotina:

Antes de manusear os alimentos, lave bem as mãos e as superfícies em que irá colocá-los.

Ao chegar do mercado ou da feira faça a higienização dos alimentos e produtos antes de guardá-los:

  •  As comidas que serão guardadas nas próprias embalagens, como pacotes de arroz, massas, ou latas, devem ser limpas com um pano umedecido em álcool 70%;
  •  Os alimentos que serão consumidos crus, como frutas, saladas e verduras, a higienização deve ser feita com uma solução clorada (uma colher de sopa de água sanitária para 1L de água), mantenha de molho por 15 minutos e depois enxague com água corrente;
  • Legumes e verduras que serão cozidas ou consumidas sem casca também precisam ser lavadas, mas esses podem ser apenas com água.

Em relação aos utensílios de cozinha, vale ressaltar a atenção aos panos de prato, colheres e tábuas de madeira e a esponja.

  • Tenha em mãos ao menos dois panos de prato, um para secar a louça e outro para as suas mãos. Além disso, é importante realizar a troca frequente, principalmente se eles ficam úmidos por muito tempo.
  • Os utensílios de madeira podem acumular resíduos nas rachaduras e para melhor higienizá-los utilize a mistura clorada (1 colher de sopa de água sanitária para 1 litro de água), depois deixe secar em local arejado.
  • A esponja deve ser higienizada após o uso com água quente e trocada com certa frequência.

Com essas dicas você previne a contaminação do coronavírus e de outros vírus e bactérias, além de prolongar a vida útil dos alimentos.

Adote esses hábitos na sua casa!

Fonte: Destemperados

Você também vai gostar