Blog

23 DE OUTUBRO DE 2019

Como separar o lixo corretamente

Como separar o lixo corretamente

Muitos brasileiros já tem o costume de separar o lixo doméstico e dar a destinação correta, outros, por falta de tempo ou de informação ainda não fazem isso.

Segundo dados do Fundo Mundial para a Natureza, a WWF, o Brasil é o quarto país no mundo que mais produz lixo e um dos que menos recicla. Para mudarmos essa realidade, precisamos adotar hábitos práticos e benéficos para o meio ambiente, confira alguns deles:

No banheiro

Separe os rejeitos (papel higiênico, absorventes, fraldas), aquilo que não pode ser reciclado, dos resíduos (frasco de shampoo, condicionador, embalagem de sabonete, caixa da pasta de dente), o que pode ser reciclado. Você pode ter dois lixos no banheiro ou ter um lixo apenas para resíduos na sua casa.

Na cozinha

A sugestão de manter dois lixos separados continua aqui, um para o lixo orgânico, como cascas de frutas e resto de alimento, que pode ser utilizado como adubo, e outro para os resíduos, como as embalagens de comida, tanto as de papel quanto as plásticas, garrafas pet e caixas de leite.

Outros tipos de lixo

Os lixos especiais ou tóxicos, como as lâmpadas, pilhas, cabos e eletrônicos, remédio vencido e óleo de cozinha não devem ser descartados com o restante do lixo. Procure na sua cidade pontos de coleta específicos para esse tipo de material e leve até o local.

Importante! Além de separar, você deve dar a destinação correta nos materiais. Não adianta separar tudo certinho em casa e na hora de descartar colocar tudo junto. Informe-se sobre pontos de coleta seletiva para realizar o descarte correto dos materiais recicláveis.

Falando nisso, vamos relembrar quais são os materiais que podem ser reciclados:

  • Metal, vidro, madeira e plástico: verifique se algum objeto do seu lixo é feito de algum desses materiais e separe para reciclar. Na dúvida, procure pelo símbolo universal de reciclagem;
  • Embalagens de comida: várias embalagens de comida e bebidas podem ser recicladas como as caixas de pizza, embalagens de leite, garrafas de suco e refrigerante;
  • Papel: revistas, jornais e correspondências;
  • Papelão: na hora de descartar, lembre-se de desmontar a caixa para que ela possa ser coletada com mais facilidade.

Faça a sua parte, informe-se e procure fazer o descarte correto do lixo da sua casa. Juntos, podemos preservar o meio ambiente.

Você também vai gostar