Blog

4 DE SETEMBRO DE 2020

Comunicado: Entenda os motivos do aumento no preço do arroz

Comunicado: Entenda os motivos do aumento no preço do arroz

Quem esteve em algum supermercado nos últimos dias reparou o aumento do preço do arroz nas gôndolas, não é?

Essa mudança nos preços não se aplica somente ao cereal, alguns itens da cesta básica, como derivados de soja, milho, trigo e leite também passaram por mudanças. Além desses, outro alimento que teve elevação nos valores foi a carne, tanto de frango quanto a bovina. Todas essas mudanças têm relação direta com a grande demanda de consumo dos produtos e com o aumento do dólar.

Afinal de contas, no país inteiro notamos um comportamento de compra diferente, principalmente devido à pandemia de Covid-19, que levou muitas pessoas a mudar suas rotinas e aumentar o consumo de arroz e demais alimentos nas suas casas.

Segundo dados do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada) a demanda, tanto externa quanto interna, é o principal fator a impulsionar os preços do arroz no Brasil. Quando falamos do mercado externo, essa alta acontece devido à forte valorização do dólar, fator que elevou a procura pelo arroz brasileiro no mercado internacional, ocasionando altos níveis de exportação.

Por fim, outro fator determinante para o valor distribuído nos supermercados é o aumento dos preços do arroz em casca no Rio Grande do Sul, o maior produtor brasileiro e o mercado de referência para o produto no país. Nos últimos dias, o produtor tem negociado seu produto com um máximo recorde em termos reais, o que tende a aumentar a possibilidade de contínua alta nos preços.

Sabemos que os novos valores podem assustar, mas a mudança é uma ocorrência necessária neste momento.

Fonte: Cepea e Cotrisel

Você também vai gostar