Blog

21 DE ABRIL DE 2020

Cultive alimentos em casa com as hortas verticais

Cultive alimentos em casa com as hortas verticais

Você gostaria de produzir seus próprios temperos e hortaliças em casa, mas não possui um pátio para cultivar a horta?

A solução, que cada vez está sendo mais utilizada, é montar as hortas verticais, que ocupam pouco espaço e decoram o ambiente.

E não se preocupe, é mais fácil do que parece! Vamos mostrar alguns exemplos para você montar a sua e indicar as hortaliças e temperos que melhor se adaptam a esse formato de horta, confira.

Onde e como montar?

Observe na sua casa ou apartamento um local que seja bem arejado e disponha de iluminação solar, preferencialmente na parte da manhã. Pode ser na sacada, varanda, área de serviço ou na cozinha.

A montagem depende de quanto você quer investir e quais os materiais que você tem a disposição. É possível fazer suportes de madeira ou ferro sob medida na parede (investimento mais alto), prender os vasos diretamente (mais acessível), fazer prateleiras simples (mais acessível também), suspender vasos com garrafas pet ou canos pvc e até utilizar os paletes de madeira.

Dica: verifique se os suportes estão bem presos e se aguentam peso, lembre-se que além do vaso, tem a terra e a água cada vez que regamos as plantinhas.

Vamos deixar aqui algumas fotos para você se inspirar e depois continuamos falando sobre as melhores opções de hortaliças e temperos para cultivar.

Fonte: Pinterest | Imagem 1 | Imagem 2 | Imagem 3

Fonte: Pinterest | Imagem 1 | Imagem 2 | Imagem 3

Quais hortaliças e temperos plantar?

Alguns cuidados são necessários na hora de escolher as plantas. Elas precisam ter hábitos similares (período de sol), raízes curtas e o ideal é investir especialmente em plantas que, depois da colheita, voltam a brotar.

Listamos as mais comuns de cultivar em hortas verticais:
- Orégano;
- Manjerona;
- Hortelã;
- Menta;
- Tomilho;
- Coentro;
- Salsinha;
- Sálvia;
- Rúcula;
- Algumas espécies de alface;
- Cebolinha;
- Agrião;
- Manjericão;
- Melissa.

Parece sonho ter todos esses temperos e hortaliças fresquinhos na sua casa, mas é possível!

Hora de arregaçar as mangas, desenvolver o projeto e montar a sua horta vertical.

Saiba mais:
Minha Casa, Minha Cara 
Tua Casa 

Você também vai gostar