Blog

4 DE SETEMBRO DE 2020

Farinha de arroz: aprenda a fazer!

Farinha de arroz: aprenda a fazer!

Você já ouviu falar ou já usou a farinha de arroz?

Uma alternativa sem glúten e que substitui a farinha de trigo nas receitas, a farinha de arroz é feita a partir dos grãos de arroz branco ou integral e é rica em vitaminas do complexo B, minerais, fibras e proteínas.

Por ser sem glúten é uma opção de farinha para os celíacos e intolerantes ao glúten.

Porém, muitas vezes o custo dessa farinha é mais elevado do que a farinha de trigo, o que torna difícil o acesso a essa opção. Mas, separamos aqui uma receita que permite que você prepare a sua própria farinha de arroz. É bem simples, confira o passo a passo:

Ingredientes:

  •  1 quilograma de Arroz Sepé Bianco ou Gourmet Integral cru

Modo de Preparo:
1. Fazer farinha de arroz caseira é fácil, no entanto você deve se certificar de que usa um equipamento potente o suficiente para processar os grãos - pode ser um liquidificador, robot de cozinha, processador ou outro.
2. Coloque no copo do processador 1 xícara de arroz e bata bem, alternando entre uma velocidade rápida e o modo pulsar.
>> Dica: Recomendamos bater o arroz aos poucos, 1 xícara de cada vez, para conseguir melhores resultados. Para preparar farinha de arroz integral você deverá usar arroz integral.
3. Após alguns minutos, o arroz deverá ficar como um farelo. Passe por uma peneira, de forma a obter somente a farinha de arroz. Devolva os grãos ao copo do liquidificador ou processador e acrescente mais 1 xícara de arroz;
4. Repita o processo de bater e peneirar até esgotar todo o arroz e obter uma boa quantidade de farinha;

Prontinho! Você pode armazenar essa farinha para usar em diversas receitas, como pães, bolos e panquecas, sempre substituindo a farinha de trigo!

Você também vai gostar