Blog

26 DE OUTUBRO DE 2020

Mora sozinho? Confira estas dicas

Mora sozinho? Confira estas dicas

Você também faz parte dos milhões de brasileiros que moram sozinhos?

Essa é uma tendência que tem aumentado no país. Desde jovens até idosos estão morando sozinhos, organizando a rotina ao seu modo e enfrentando novos desafios.

E, de início, quando morar sozinho ainda é uma novidade, é normal que as pessoas cometam vários erros, principalmente na cozinha, como fazer comida demais, optar apenas por comidas industrializadas ou comprar poucos alimentos.

Por isso, trouxemos aqui algumas dicas que vão ajudar você, que está recém se acostumando a viver sozinho, e também para quem ainda tem dificuldade de organização. Confira os itens a seguir:

1. Faça suas compras em dois momentos: mensal e semanal

Organize suas compras antes de ir no supermercado, pode ser com a tradicional lista de papel ou no seu celular. Esquematize-se para fazer as compras das coisas perecíveis, como feijão, arroz e produtos de limpeza, mensalmente; e as aquisições de carnes e vegetais, queijos, etc., uma vez por semana.

2. Não se preocupe com a quantidade

Acertar a quantidade ideal para a refeição não precisa ser o seu foco. Cozinhe o quanto achar necessário e guarde a sobra para uma próxima refeição. Com o tempo, você vai percebendo qual a quantia ideal para você. Além disso, às vezes, aquela sobra de almoço vira um jantar bem saboroso.

3. Sobrou? Congele

Ao congelar as sobras, lembre-se que cada comida vai para um pote específico. Você fica com comidas práticas para aqueles dias que não dá tempo de cozinhar alimentos frescos.

4. Congele vegetais e carnes frescos

Atenção à praticidade. Os legumes e as carnes congelados têm as mesmas propriedades dos alimentos frescos. Ao realizar as suas compras, semanalmente, faça os cortes e armazene as porções no congelador. Após o congelamento, o prazo de durabilidade também se estende. 

5. Evite comprar guloseimas e invista nas frutas

Opte por não comprar alimentos industrializados, pois na hora que bater a fome, você irá escolher biscoitos, bolachas, salgadinhos e doces ao invés de uma refeição saudável. Compre frutas para substituir os alimentos ricos em açúcar.

6. Mantenha a casa organizada

Lave a louça logo após as refeições, guarde os objetos e alimentos no local certo e evite acúmulos de tarefas. Fazendo as tarefas assim, aos poucos, você consegue manter a casa arrumada.

Conforme o tempo passa, você vai aprendendo a organizar a sua rotina da maneira que funciona melhor para você, preferencialmente investindo em qualidade alimentar.

Recém se mudou? Talvez estes artigos também sejam úteis para você:

FonteUng e Loft

Você também vai gostar