Blog

28 DE FEVEREIRO DE 2019

Tarefas simples e práticas para as crianças

Tarefas simples e práticas para as crianças

Seus filhos não possuem o costume de ajudar você nas tarefas domésticas?

Pois saiba que existem alguns modos de fazê-los se interessarem nas atividades de limpeza, organização e cozinha.

Criar esse hábito traz diversos benefícios para os pequenos, como melhorar suas habilidades motoras e formar o senso de responsabilidade e organização.

Mas é claro que, de acordo com suas faixas etárias, as crianças têm limitações que precisam ser respeitadas. Por isso, listamos algumas tarefas simples que elas podem desempenhar junto com você:

  • Separar as roupas coloridas das brancas ou pretas antes de colocá-las na máquina;
  • Limpar a mesa, retirar as sobras, alcançar as louças e até passar um pano úmido na superfície;
  • Estender as roupas ou alcançar elas e os prendedores para você ir prendendo no varal; 
  • Preparar os alimentos das refeições: primeiramente, pode ajudar alcançando e guardando alguns itens e, conforme for crescendo, pode ajudar em tarefas mais complexas, como mexer a massa do bolo ou descascar frutas e legumes;
  • Organizar os brinquedos e arrumar a própria cama.

Ao longo dessas atividades, é preciso manter o bom humor e a paciência, para que as tarefas se tornem algo legal e interessante para as crianças.

Também é preciso ter alguns cuidados: não deixe que as crianças usem produtos de limpeza fortes, como os alvejantes e desinfetantes; também tenha cuidado com o manuseio de facas e outros objetos cortantes.

E para finalizar, temos um último conselho para manter a motivação dos pequenos: ofereça alguma recompensa pela ajuda, como passar um tempo brincando com ele ou ir caminhar no parque.

Você também vai gostar